Old Firm? Só em domicílio!

Rangers e Celtic não conseguem impor sua força em competições européias!

O Old Firm é o nome popularmente dado ao derby de maior rivalidade no mundo! E como poderia ser diferente, já que as torcidas de Rangers e Celtic tem visões político-religiosas tão distintas, o que já levou, infelizmente, a vários conflitos fora da atitude saudável de uma torcida.

No entanto, o mais relevante é que na Escócia as duas equipes de Glasgow mandam nas competições de seu país. Juntos eles possuem mais de 250 títulos nacionais (incluindo campeonatos e copas), mas quando o assunto são campeonatos internacionais muito de sua força é perdida, já que de relevante somente uma taça da antiga Copa Européia (nome antigo da Liga dos Campeões da Europa), com o Celtic, em 1967, com uma espetacular vitória sobre a Internazionale de Milão, que tinha o grande Mazzola (Altafini pra nós) e o título da extinta Recopa Européia pelo Rangers em 1971/72. Após essas conquistas tão distantes, apenas pequenos lampejos de sua força, como o vice-campeonato do Rangers na Copa UEFA 2007/2008 frente ao Zenit da Rússia, onde cerca de 100 mil torcedores foram a Manchester, local da final, mesmo sabendo que menos da metade poderia entrar no estádio.

Na temporada 2009/2010 a situação desses gigantes é vexatória! O Rangers, que disputa a Liga dos Campeões da Europa e que está no grupo G, foi goleado duas vezes em casa pelo Sevilla da Espanha e Unirea da Romênia, e tem apenas um ponto, fruto do empate fora de casa contra o Stuttgart e depende de um resultado positivo contra o Unirea em Bucareste nessa quarta. Na Liga Europa, novo nome da Copa da UEFA, a situação do Celtic no grupo C não é muito diferente de seu rival, já que tem o mesmo um ponto e pode ser eliminado, se for derrotado pelo Hamburgo na Alemanha nessa quinta. Muito do fracasso atual desses clubes pode estar baseado na postura retraída e muitas vezes medrosa que os atuais técnicos dos clubes têm, além da diminuição das receitas da Liga Escocesa. A pergunta que as fanáticas torcidas desses dois clubes fazem é: quando poderemos sonhar em novamente beliscar alguma coisinha fora de casa?


1 comentários:

Ivo Chagas disse...

Belo post, Sérgio! Parabéns!