Zebras? Até quando?

Times franceses são destaque na Champions League.


















A imprensa, sobretudo a brasileira, dava como 'zebras' os bons resultados obtidos pelos times franceses na Champions League. É bem verdade que os times franceses não têm obtido grande êxito em suas participações européias. É até justo que se diga que os franceses nunca foram grandes vencedores, uma vez que apenas o Olympique de Marseille levantou o caneco, mas daí a menosprezar o futebol que já deu ao mundo deuses como Michel Platini e Zinedine Zidane já é ultrapassar o limite do tolerável.

A rodada passada e esta rodada, mostraram a alguns digníssimos senhores da nossa imprensa que os times franceses são grandes e estão longe de merecerem o título de 'zebras'. Ainda assim, o que se pôde perceber durante a semana e de acordo com as notícias veiculadas hoje, é que atribuem as vitórias muito mais aos desfalques ou problemas internos dos outros times que à competência dos times franceses. Sabemos que há poucos fãs brasileiros do futebol francês, mas ainda assim creio que esses poucos fãs merecem o respeito da imprensa. Espero que as vitórias obtidas sirvam de alerta.

Depois do desabafo, vamos ao que interessa: os jogos. Jogando em Munique, a equipe do Bordeaux, que precisava da vitória para garantir a vaga antecipadamente, não se intimidou frente ao poderoso Bayern e partiu para cima logo no início. O Bayern ainda conseguiu crescer no jogo ao longo do primeiro tempo, colocando uma bola na trave e criando problemas a Carrasso, mas sofreu o primeiro gol aos 37 minutos, quando o brasileiro Wendel, que por sinal está muito bem, cobrou uma falta com maestria e a bola foi parar na cabeça de Gourcuff, Le petit Zidane, como se ouve dizer na França, que anotou o primeiro gol Girondino. No segundo tempo, O Bayern decidiu partir para cima, mas acabou abusando da perda de gols. Seguindo a máxima do futebol de que quem não faz, leva, o Bayern sofreu o segundo gol em um contra-ataque muito bem armado pelo Bordeaux e em uma falha da defesa do Bayern. Chamakh ganhou na velocidade e ainda por cima driblou o goleiro antes de concluir. O Bordeaux agora está classificado, uma vez que o Bayern só poderá chegar aos mesmos 10 pontos Bordelais, entretanto, os confrontos diretos dão a vantagem ao time da Gironda.

No outro jogo francês da rodada, o Olympique de Marseille, que agora só depende de si para conquistar uma vaga, não tomou conhecimento do Zurich e aplicou logo uma sonora goleada por 6-1 no time suíço. Os gols foram marcados por Aegerter (gol contra), Abrie, Niang, Cheyrou e os brazucas Hilton e Brandão.

Amanhã o Lyon jogará contra o mesmo Liverpool, sobre o qual conseguiu uma vitória por 2-1 fora de casa, precisando apenas de um empate para se classificar, uma vez que o Liverpool somente poderia alcançar os mesmos 10 pontos do time francês e perderia no confronto direto.

Fica aqui o nosso apoio aos times franceses, tão maltratados, subestimados e desrespeitados por alguns na imprensa brasileira. Allez les Girondins, Allez les Lyonnais, Allez les Marseillaise! Allez France!

0 comentários: