No domingo, ocorre um dos clássicos de maior rivalidade do planeta e que envolve tanto questões sócio-culturais, quanto regionais. As duas equipes têm origens distintas, o Olympiacos seria o time da classe trabalhadora e o Panathinaikos é uma equipe que teve suas origens na elite grega, com o passar do tempo as equipes passaram a apresentar torcedores de todas as classes, mas não deixa de ser relevante para a história dos clubes. Essa rivalidade ainda hoje leva a demonstração extremas de fanatismo que muitas vezes acabam em morte. As principais torcidas organizadas (ultras) das duas equipes são a Gate 7 (Olympiacos) e a Gate 13 (PAO).
O Olympiacos é o clube mais vencedor da Grécia, com 37 títulos nacionais e vem de um penta campeonato bastante tranqüilo, o PAO é o segundo em conquistas, tendo 19 taças e tenta quebrar essa hegemonia atual e assim diminuir a grande distância das equipes. O primeiro confronto entre esses rivais ocorreu em 1932-33 e teve vitória do Olympiacos.

Para a partida desse fim-de-semana, o Olympiacos que é o mandante da partida, e tenta vencer para passar o Panathinaikos que está 2 pontos a sua frente. O principal problema para o técnico Zico é o ataque, já que ele não tem Derbyshire, Galletti e Diogo e fica muito dependente de uma boa jornada do jovem grego Mitroglou, outros jogadores em boa fase são o marroquino Zairi, o brasileiro Dudu Cearense e o italiano Enzo Maresca.

O Panathinaikos está em vantagem na tabela com 29 pontos e tem como destaque vários jogadores da seleção grega, com destaque para Karagounis, Katsouranis, Vyntra, Tzorvas e Salpingidis, outrro destaque é o atacante francês Djibril Cissé que é o artilheiro da Super League. Para o PAO o empate não seria um mal resultado já que assim manteria a diferença na pontuação.
Apesar do enorme destaque para o maior clássico do futebol grego, a rodada apresenta outro grande clássico, que envolve o 6º colocado AEK Atenas com o 3º PAOK (em mais um confronto Atenas x Salônica), O AEK tenta se recuperar de um fraco começo de campeonato e nada melhor do que vencer um grande rival para isso. Outros confrontos interessantes envolvem Larissa x Kavala e Aris x Panionios.
Todos os jogos da 12ª Rodada Dias 28 e 29/11/2009
Dia 28/11/2009 Sábado
13:45 Iraklis X Ergotelis
13:45 Asteras Tripolis X Skoda Xanthi
16:00 AEK Athens X PAOK
Dia 29/11/2009 Domingo
11:30 Larissa X Kavala
11:30 Panthrakikos X Levadiakos
13:45 Aris X Panionios
15:30 Olympiacos X Panathinaikos
16:00 Atromitos X PAS Giannina
Horários de Brasília
3 comentários:
cara vc sabe se o Abreu vem fazendo muitos gols?
Ele joga no Aris e fez 3 gols, mas ele não é titular em todos os jogos.
Abreu é um dos meus idolos no Futebol
Postar um comentário